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Dúvidas óleo e marchas

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  • Dúvidas óleo e marchas

    Boa tarde
    Galera,

    Recentemente peguei uma 636 e estou entrando no mundo dos 4 canecos agora, tive titan, ninja 250 e ninja 300..

    Dúvida 1
    Eu olhei no manual e a especificação do óleo é o 10w40, porem o antigo dono da minha moto me falou que ele só colocou o motul 5100 15w50 e o dono antes dele também.
    O que vocês acham? mantenho o que ele orientou? ou troco para o do manual? ele disse que trocava de 6 em 6 meses. (não sei a diferença e possíveis problemas que podem ocorrer não sendo o especifico).

    Dúvida 2
    Dentro da cidade/bairro como eu realizo a troca das marchas? porque se for observar da pra deixar em primeira e segunda no máximo o tempo todo, pois ela atinge velocidade e os rpm nem sobem praticamente.. ou eu troco de marcha mesmo sem subir rpm, somente com o som do motor? porque eu fiquei meio com receio em andar só na primeira.. não sei se é prejudicial ou não, meio que peguei a lógica de carro, a primeira só pra sair.. porque se eu mantenho a primeira e vou acelerando o giro não sobe, mas barulho tem..

    Quem puder ajudar.. valeu!

  • #2
    Você pode usar o 10W40, sem problemas. Sem ele usava mineral, você deve migrar para semi ou sintético. Já a migração ao contrário, não é aconselhável.

    Quanto a troca, de 6 em 6 meses, sempre respeitada a quilometragem rodada, portanto, o que vencer primeiro e, de preferência, com troca de filtro de óleo.

    A outra pergunta, eu já adiantei minha resposta em outro tópico.

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    • #3
      Originalmente postado por Bruce Ver postagem
      Você pode usar o 10W40, sem problemas. Sem ele usava mineral, você deve migrar para semi ou sintético. Já a migração ao contrário, não é aconselhável.

      Quanto a troca, de 6 em 6 meses, sempre respeitada a quilometragem rodada, portanto, o que vencer primeiro e, de preferência, com troca de filtro de óleo.

      A outra pergunta, eu já adiantei minha resposta em outro tópico.
      eu não tenho conhecimento.. caso eu mantenha tem algum problema por ser outra especificação? é bom/necessário este que ele me orientou? é aconselhável trocar agora, depois de "sempre" ter usado este? está com 17mil km

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      • #4
        É bom respeitar a especificação do manual.
        Se o 10w40 é o recomendado, utilize o 10w40.
        Independente de marca, desde que respeitem as normas API e SAJ solicitadas no manual.

        Não tem problema andar só na 1ª ou 2ª , é completamente normal, visto que geralmente da 1ª atinge-se uns 120 km/h ou até mais, e também não gera danos ao motor e etc, isso é mito.

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