Lançamento Kawasaki 2018!
Lançamento Kawasaki 2018!
Exclusivo para usuários registrados!
Camisetas e Adesivos Exclusivos!
Keep calm and keep in touch!
Clique e venha participar!
Entre para a maior comunidade Kawasaki Ninja da América Latina.

Informativo

Colapso
Nenhum Informativo ainda.

TUTORIAL - TROCANDO ÓLEO, FILTRO E ADICIONANDO MILITEC NA ZX-14 c/ FOTOS

Colapso
X
  • Filtro
  • Data
  • Mostrar
Limpar tudo
novos posts

• TUTORIAL - TROCANDO ÓLEO, FILTRO E ADICIONANDO MILITEC NA ZX-14 c/ FOTOS

PESSOAL, sempre tive o costume de fazer as revisões em minhas motos (quando não estão na garantia), desde a época da NINJINHA eu tenho feito as trocas de óleo, filtro de óleo, reapertos no quadro, carenagem, motor, troca de ponteiras, filtro de ar... etc.

Com a ZX-14 não poderia ser diferente.

O Óleo dela somente venceria aos 21.800 km, mas me antecipei e aos 20.169 km fiz minha primeira revisão conforme segue:

TROCANDO ÓLEO, FILTRO E ADICIONANDO MILITEC 1 NA ZX-14

1) Primeiramente vc deve separar tudo aqui que é necessário para a tarefa que vc irá fazer.

Óleo, Filtro, Ferramentas, Recipientes para esgotar o óleo, Papel toalha (absorvente), Ferramenta específica para a remoção de Filtro, local apropriado.

No meu caso eu comprei antecipadamente:

- 04 (quatro) litros de óleo MOTUL 5100;

- 01 (um) frasco de MILITEC 1;

- 01 (um) filtro de óleo marca K&N n 303;

O Custo desses produtos foram:

- ÓLEO MOTUL 5100 - R$ 160,00 ( R$ 40,00 o litro)

- Militec 1 - R$ 65,00

- Filtro K&N 303 - R$ 69,00

Total iténs R$ 294,00

Gasto c/ envio PAC R$ 20,00

Total Investimento R$ 314,00

* Não se preocupe em encontrar preços melhores no Filtro K&N e Militec, com tanta falsificação, prefiro pagar um pouco mais e receber Nota Fiscal e garantia de estar comprando o original.

2)Troca de Óleo passo a passo (imagens):

A) Comece a troca retirando a tampa do motor (onde se adiciona o óleo)

B) Utilizar a Ferramenta de Remoção de Filtro é uma boa pedida.. pois muitas vezes os filtros (originais) não possuem parafuso na parte frontal para facilitar a remoção (como no caso do K&N), sendo praticamente impossível sua remoção sem essa ferramenta.

C) Posicione o Recipiente e retire o Bujão (Parafuso) localizado logo abaixo do reservatório de óleo (cárter), poderá facilitar a limpeza se utilizar um plástico na mão, evitando contato com o óleo

D) Após retirar o Bujão limpe-o com um pano limpo ou papel absorvente e aguarde até que o óleo seja completamente drenado do cárter (dependendo da moto, poderá ser necessário trocar o recipiente, portanto, preste atenção na drenagem e substitua o recipiente quando necessário.

E) Assim que esgotado todo óleo do cárter, remova o filtro de óleo com cuidado, certamente se for um filtro original, vc terá que fazer uso da ferramenta específica acima indicada

F) Deixe esgotar todo o óleo velho que ainda estava no sistema do filtro de óleo e limpe a área com bastante cuidado.

G) Ao instalar o filtro novo, certifique-se que o "oring" (borracha de vedação do filtro) esteja lubrificada, no caso do K&N ele já vem com uma lubrificação de fábrica e também vem com um parafuso na frente, que dispensa a utilização da ferramenta acima, tanto para instalação como para remoção.

H) Confira o aperto do filtro e do bujão e limpe qualquer resíduo de óleo existente

I) Conferido o filtro e bujão, inicie a colocação do óleo com cuidado:

J) Após adicionar o primeiro litro de óleo já pode adicionar o MILITEC 1

K) Confira o nível do óleo pelo "espia" localizado logo abaixo da tampa do motor

L) Feche a tampa do motor, confira todo o sistema e ligue a moto por aproximadamente 5 minutos... depois aguarde uns 15 minutos e confira novamente o nível.

Uploaded with ImageShack.us

Agora é só rodar e aguardar a próxima troca.

Viva pra ter o que lembrar! Pois vai chegar o dia, que sua maior riqueza, serão suas lembranças. E serão elas que te manterão VIVO!

boa explicação, com fotos melhor ainda..kkkk..acho que serve de uma base para todas as motos né? ah desculpa a pergunta, sempre vejo pessoas falando, mais nunca sei pra que serve, kkkkk, o que é o militec? abraço
    motociclista, não se torna um e sim já se nasce um..podem dizer "motociclista mas nem tem moto"..mas ela vem com o tempo..assim como as asas dos anjos que nos guiam também nascem com o tempo......

Comente

Ótimo tópico!!! Bem instrutivo e ilustrado. Só não entendi o uso do Militec??? É algo já usado por todos??? Sugiro a indicação da loja onde foram adquiridos os ítens usados na revisão. Valeu!!!
      Cid Guerreiro
      Kawasaki Ninja ZX14R 2013 Verde
      Kawasaki Ninja ZX14 2010 Preta
      Kawasaki Z750 2010 Branca
      Suzuki GSX750F 2007/2007
      Suzuki GS500E 2002/2003
      Salvador/BA

Comente

Originalmente postado por alvesdiego250 Ver postagem
        boa explicação, com fotos melhor ainda..kkkk..acho que serve de uma base para todas as motos né? ah desculpa a pergunta, sempre vejo pessoas falando, mais nunca sei pra que serve, kkkkk, o que é o militec? abraço
        MILITEC é um condicionador de metais (não é aditivo), em outras palavras ele adere as peças internas do motor, fazendo-o bem mais resistente.

Em motos que são utilizadas em condições extremas, carros turbo, aviões e submarinos é indispensável.

Nas minhas motos utilizo para reduzir ruido, melhorar o engate, diminuir a temperatura do motor, propiciar uma maior durabilidade das peças internas e evitar os danos causados pela primeira partida do dia, quando o óleo se encontra todo no cárter.

Militec permanece nas peças internas, mesmo quando o óleo é trocado (por 20.000 km) protegendo-as de danos que o óleo convencional não pode proteger.

Veja o vídeo a respeito:

Viva pra ter o que lembrar! Pois vai chegar o dia, que sua maior riqueza, serão suas lembranças. E serão elas que te manterão VIVO!

Comente

Originalmente postado por Guerreiro-BA Ver postagem
          Ótimo tópico!!! Bem instrutivo e ilustrado. Só não entendi o uso do Militec??? É algo já usado por todos??? Sugiro a indicação da loja onde foram adquiridos os ítens usados na revisão. Valeu!!!
          Fala Guerreiro... o uso do Militec já foi esclarecido acima.

É algo bastante utilizado, principalmente nos "tracks days", Moto GP, etc... etc... Em vários foruns já foi debatido o uso do Militec e uma grande parte dos motociclistas utilizam e recomendam seu uso.

Eu recomendo!

Vc pode comprá-lo em qualquer empresa que comercialize lubrificantes de sua cidade, a Militec têm vários representantes espalhados pelo Brasil.

Costumo adquirir o meu pela Internet, através do Mercado Livre, de uma empresa especializada na preparação de motos de competição, pois além da seriedade da loja, ainda tenho a garantia de ser produto original e envio de Nota Fiscal.

Segue o link:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-importado-_JM

Segue também o site da empresa:

www.racingpoint.com.br

Fale com o Ronaldo, ele é super atencioso e entende bastante de motos, pode te ajudar em várias dúvidas.
          Última edição por kivim; 28-02-2013, 21:44:29.

Comente

ahhhhhhhhhhhh... esqueci de mencionar:

Não deixe de anotar quando foi feita a adição do MILITEC 1, assim vc (ou quem comprar sua moto) saberá quando será necessário adicionar o condicionador de metais novamente.

ATENÇÃO.... Deixe o local limpo, evitando problemas com a patroa... kkkk

DICA: Vc pode utilizar as embalagens vazias para levar o "óleo velho" para ser descartado em qualquer posto que tenha o serviço de troca de óleo, contribuindo assim com o meio ambiente.

Comente

Parabéns Kivim, realmente é disso que precisamos. Pessoas dispostas a reunir informações, e postar de maneira que fique fácil a aprendizagem. Vejo muita informação pessoal e sem base, principalmente dos que pagam para fazer qualquer servicinho e não metem a mão na massa. Quando vejo um tutorial assim fico muito feliz, porque dá trabalho. O certo para quem não sabe seria: perguntar ou então escrever "eu acho" ou "na minha opinião".

As pessoas se mostram pelo detalhamento de seus posts e o nível de detalhes que o mesmo tem. Parabéns a vc e a todos que se dedicam a buscar informações e repassa-las a fim de ajudar o próximo (@beklas, @Bruce:, @RKlein:, @Felipelix: e mais um punhadinho). Cheguei agora no forum, mas tb tenho o direito de parabenizar quem EU ACHO que merece (eu acho). =p
              Última edição por jregatieri; 28-02-2013, 23:25:50.

Comente

Poxa JREGATIERI, agradeço o elogio e percebo que realmente vc entendeu a proposta do tópico, que em nenhum momento foi pensando em promoção pessoal ou exibicionismo, mas simplesmente dividir com o pessoal aqui do Forum, alguma pouca experiência que tenho nesse aspecto.

São por essas mensagens que estamos motivados a postar tópicos que venham a engrandecer nosso meio e facilitar a vida dos nossos amigos.

Parabéns a vc também pela sensibilidade e reconhecimento.

MUITO OBRIGADO!

Comente

Originalmente postado por kivim Ver postagem
                  MILITEC é um condicionador de metais (não é aditivo), em outras palavras ele adere as peças internas do motor, fazendo-o bem mais resistente.

Em motos que são utilizadas em condições extremas, carros turbo, aviões e submarinos é indispensável.

Nas minhas motos utilizo para reduzir ruido, melhorar o engate, diminuir a temperatura do motor, propiciar uma maior durabilidade das peças internas e evitar os danos causados pela primeira partida do dia, quando o óleo se encontra todo no cárter.

Militec permanece nas peças internas, mesmo quando o óleo é trocado (por 20.000 km) protegendo-as de danos que o óleo convencional não pode proteger.

Veja o vídeo a respeito:

ahh entendi, obrigado pela explicação então é bastante benéfico ao motor, tá certo que é 64 dilmas, maaas vc só vai trocar a cada 20k então compensa, obrigado ah mais uma pergunta, ele já pode ser posto na primeira troca de óleo?
                  Última edição por alvesdiego250; 28-02-2013, 23:44:29.
                  motociclista, não se torna um e sim já se nasce um..podem dizer "motociclista mas nem tem moto"..mas ela vem com o tempo..assim como as asas dos anjos que nos guiam também nascem com o tempo......

Comente

Como já disse acima... pelos vários benefícios proporcionados pelo Militec que conheço e pelas várias motos que já utilizei (sem nenhum problema), recomendo 100% o uso.

Alguns podem dizer que é jogar dinheiro fora... mas pergunte pra qualquer motociclista que tem uma S-Rad, Haya, ZX-10, ZX-6, Gsx650F, Bandit 650, R1, CBR600/1000, etc.. se eles conhecem o Militec1.. acredito que serão unânimes em dizer que conhecem e 90 % dirão que usam há algum tempo.

Abração

Comente

Valeu @jregatieri:! Sou novo no fórum também e estou gostando muito.

Comente

Knb - união, companheirismo e informação.

:d

Comente

Só uma dica @kivim:, existem óleos melhores e mais baratos que o Motul.

Fonte: http://www.kawasakininjabrasil.com.b...nja-250R/page4

Se quiser resumir, pode ler da página 4 em diante.

Comente

Antes de colocar o Motul 5100, liguei na Concessionária Kawasaki de São José do Rio Preto e o mecânico (Evandro) me indicou o MOTUL 5100.

Na próxima troca irei ver um 100% SINTÉTICO.

Valeu

Comente

Tô ligado, 90% das CC kawasaki indicam o Motul. Mas é muito caro. O negócio é "aprender" a ler o rótulo, pq tem muito interesse comercial em venda de óleos. O famoso Mobil Preto só exite até hoje pq a Honda tem um provável acordo comercial. É um óleo super ultrapassado. Não deixe de ler o tópico que tem tudo lá. Abraço.

Comente

Aguarde...
                              X