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Dúvida na troca do óleo

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  • Dúvida na troca do óleo

    Pessoal, queria uma opinião de vocês. Não estou andando muito com minha moto, principalmente por falta de tempo mesmo. O que acontece... no último ano e meio andei em torno de 2000km só. Ou seja, faltam 1000km pra revisão e o óleo já está vencido pelo tempo. Comprei zero e cuido muito bem dela. Minha dúvida agora é trocar pelo óleo e filtro original como tenho feito nas revisões e a kilometragem das trocas ficar diferente da das revisões, colocar um óleo e filtro mais em conta apenas até a próxima revisão ou até onde realmente o óleo vencido pelo tempo é prejudicial e poderia esperar até a próxima revisão sem problemas? Qual das 3 opções vocês me indicariam?

    Obrigado!
    Kawasaki Ninja 300 2015 - amaciando... CHECK!!

  • #2
    Troque o óleo e o filtro já.

    Quem possui motos de coleção, esvazia o cárter para evitar problemas gerados pela falta de uso. Problemas também atingem os pneus que deformam em contato com o solo, bateria e óleo da suspa.

    O problema não é a deterioração do óleo, mas os entupimentos/formação de placas no circuito e filtro. que podem ser causados pelo não uso do motor.



    Última edição por Bruce; 08-02-2019, 12:27:22.

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    • #3
      Crie o hábito de esquentar a moto e dar uma volta por perto, ao menos, uma vez por semana. E troque filtro e óleo, ao menos uma vez ao ano.

      Eu rodo em média, de 3.000 a 4.000 km por ano, mas uso toda a semana ao menos 1 dia. Daí, só troco o óleo uma vez ao ano, sem problemas para a moto.
      Última edição por Bruce; 08-02-2019, 12:30:29.

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      • #4
        Você pode usar um óleo e filtro mais em conta, naturalmente, mas desde que com a mesma base e especificação do atual.

        Outra coisa, quando der a sua volta semanal, não esqueça de calibrar os pneus para evitar problemas com deformação e pneu murcho.

        Não deixe a moto parada por longos períodos. De outra forma, prefira se livrar da moto e das despesas e depreciação decorrentes.
        Última edição por Bruce; 08-02-2019, 12:38:49.

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        • #5
          Óleo vencido por tempo, muita quilometragem ou por pouco uso pode alterar sua consistência para um tipo de graxa, que pode se acumular no filtro ou nos dutos, inviabilizando a correta lubrificação, seja por entupimento, seja por impedir o bombeamento para a parte superior do motor, causando quebra do motor ou comando.

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          • #6
            Mais uma aula do mestre Bruce. Valeu!

            Sobre os comentários, procuro ligar frequentemente quando não posso andar, e tenho andado um pouco mais, mas trajetos curtos, só na cidade, coisa de 20, 30 km... e criei o hábito de nunca ligar e sair em seguida, sempre aguardo esquentar o motor, baixar as rotações... acho que principalmente no meu caso, que fica um tempo parada faça mais diferença.

            Originalmente postado por Bruce Ver postagem
            Você pode usar um óleo e filtro mais em conta, naturalmente, mas desde que com a mesma base e especificação do atual.
            Era a opção que estava mais tentado a fazer. Já vi alguns tópicos sobre o assunto aqui no fórum, mas teria alguma indicação rápida de marca de óleo e filtro? Fiquei na dúvida sobre os filtro da Fram por alguns comentários... já vi elogios e críticas. E já vi você mandando fugir da "Lubrax" também. kkk

            Obrigado, Bruce!

            Kawasaki Ninja 300 2015 - amaciando... CHECK!!

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            • #7
              A Ninja 300 possui afogador automático,então você pode ligar e sair, sem susto.

              O que você não deve fazer é subir giro e/ou acelerar demais com motor, pneus e freios frios. Eu costumo dizer que o ideal é ter prudência e mão leve, ao menos nos 3 primeiros Kms. Este também é o tempo ideal para você "vestir" a moto (aquecer seu corpo e reflexos).

              Repare que boa parte de acidentes ocorrem quando o cara sobe na moto e dá uma estilingada rápida na padaria ou pizaria do bairro, ou seja, pneu e freios frios.

              Com relação ao óleo, tem que respeitar a qualidade e especificação, ou seja, não tem jeito. Com relação ao filtro, pode ser um genérico de marca tradicional. Não tem muito o que economizar, até porque, é apenas uma troca anual, tendo em vista a sua utilização.

              Larga a mão e tira o escorpião do bolso. Você já não roda com a moto, portanto não gasta nem equipamento. Pra economizar mais que isso, só vendendo a moto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



              Conselho pra você e Geral - Em 40 anos de carro e moto, a experiência me mostrou que toda a "economia porca", mais cedo ou mais tarde, acaba custando extremamente caro.
              Última edição por Bruce; 08-02-2019, 14:14:31.

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              • #8
                Outra coisa, o Lubrax é bom pra fritar pastel de feira. kkkkkkkkkkkkkk

                O Brasil não tem expertise em refino, vide a nossa gasolina. A Ipiranga era a única que tinha refino próprio, antes de ser adquirida pela Petrobras. Isso não deve ter mudado nas últimas décadas.

                Aliás, faltam refinadoras no Brasil e por isso, que no auge da extração de petróleo e consumo de derivados, a Petrobras exportava óleo cru e comprava dos EUA boa parte dos derivados de refino.

                Prefira marcas importadas sempre, com tradição, do que a Petrobras. Motos são motores de alta rotação e exigem produtos de qualidade e específicos.

                Tome cuidado também com os vendedores. Tem muito óleo importado com preço bem abaixo do mercado porque é falsificado.

                Todas as bandeiras, Shell, Ipiranga e demais compram da Petrobrás (Refinadora). Depois o combustível segue para cada bandeira de distribuição onde é feito o coquetel de aditivos. Daí supostamente segue para os postos, mas as vezes, faz uma parada estratégica/marota no meio do caminho. kkkkkkkkkkkkk

                No próprio posto, não é incomum ter marotice do proprietário, também.
                Última edição por Bruce; 08-02-2019, 14:34:18.

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                • #9
                  Captei a vossa mensagem, ó inestimável, guru! Obrigado, mais uma vez.
                  Kawasaki Ninja 300 2015 - amaciando... CHECK!!

                  Comente


                  • #10
                    Originalmente postado por Bruce Ver postagem
                    Outra coisa, o Lubrax é bom pra fritar pastel de feira. kkkkkkkkkkkkkk

                    Resultado de imagem para tragam 2 oscar
                    Kawasaki Ninja 650R - 10/11

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                    • #11
                      Originalmente postado por jranisio Ver postagem


                      Resultado de imagem para tragam 2 oscar

                      O mundo evolui e o 3P está extinto. Lula agora faz parte do 5P (preto, pobre, puta, pederasta e petista).

                      Como tal, vai apodrecer na cadeia. Nunca será Aécio ! Jamais será FHC, Sarney ou Collor ! kkkkkkkkkkkkkkkkk




                      Última edição por Bruce; 08-02-2019, 15:57:18.

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                      • #12
                        Originalmente postado por NightCrawler Ver postagem
                        Captei a vossa mensagem, ó inestimável, guru! Obrigado, mais uma vez.

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