Lançamento Kawasaki 2018!
Lançamento Kawasaki 2018!
Exclusivo para usuários registrados!
Camisetas e Adesivos Exclusivos!
Keep calm and keep in touch!
Clique e venha participar!
Entre para a maior comunidade Kawasaki Ninja da América Latina.

Informativo

Colapso
Nenhum Informativo ainda.

Velas CR8 ou CR9??

Colapso
X
  • Filtro
  • Data
  • Mostrar
Limpar tudo
novos posts

Re: Velas CR8 ou CR9??

O manual brasileiro que vem com a moto fala pra trocar e fazer quase tudo de 3000 em 3000 km... é totalmente irreal. Aliás, faz parte da empurroterapia eu acho... Não é só da Ninja não, tudo que é manual de moto no Brasil tem dessas. Se você pegar o manual lá de fora vai ver que é bem diferente.

O manual de serviços em inglês fala pra trocar as velas com 12.000, e isso com certeza é uma troca beeem preventiva. As velas duram até 24.000 ou até 30.000 com certeza, só se troca antes se perceber algum problema.
    O céu é limite...A estrada, imensidão.

Comente

caraca,
      tenho vela pra rodar entao pelo menos uns 40-80.000km!

Comente

Senhores,

A parte de velas é bem simples de analisar.

Se a vela estiver superaquecendo ou derretendo os contatos precisa colocar velas mais frias.
        Se a vela estiver carbonizando, precisa colocar velas mais quentes.

Se não está acontecendo nada disso, a temperatura de vela está adequada, não invente moda, não precisa trocar o grau da mesma. Se quiser melhorar, só colocar uma de iridium de mesma especificação.

Esse link mostra os problemas comuns:
        http://www.envenenado.com.br/manutencao ... velas.html

Os únicos associados a temperatura da vela são os que citei acima, leiam os itens RESÍDUOS DE CARVÃO, SUPERAQUECIMENTO e PRÉ-IGNIÇÃO para mais detalhes.

Trocar velas com 3mil km?? É jogar dinheiro fora. Pra vocês que estão trocando com 3 mil km, pede pra devolverem as antigas e manda pra mim. Vela só CONFERE e regula a cada 3 mil km, mas só troca se for necessário. As de iridium passam dos 20 mil km frouxo. As comuns, no mínimo 9 mil.
        Minha XT já tinha rodado cerca de 25 mil com a vela de iridium, e vendi com ela, na última revisão estava aparentemente nova ainda.
        (atual) Kawasaki Ninja 250R - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
        Vez ou outra voltinha na Lead110 ou na ER6n do irmão ou na Burgman da namo...
        (EX) XT600 97 Azul/Branca
        (EX) Titan 2003 ES Azul

Comente

Você está corretíssimo !!!
          Banguela - Yamaha YZF R3 ABS 2.018

Comente

Bem, troquei as minhas hoje... Coloquei as CR8EIX, de irídio também da NGK.

Ainda não andei com a moto pra ver se dá alguma diferença, mas de cara já percebi que a partida acontece só de pensar em encostar no botão. Não estava com problema antes, tava normal... Só que as velas (comuns) já estavam com 20.000 rodados, então tava na hora de olhar mesmo (e já que me dei ao trabalho, de trocar).

Outra coisa é que parei de escutar/sentir um "toc toc.... toc" que tava sentindo ao dar partida (batida de pino leve). As 2 velas que tirei estavam com 0,80 mm de abertura (no limite da especificação). As 2 intactas e marronzinhas, mas achei um pouco claras, e a vela #2 (cilindro da direita, lado onde eu estava sentindo a batida) ligeiramente mais esbranquiçada.

Ou seja, me parece que as velas CR8E estão mesmo no limite da temperatura pra Ninjinha, justificando o uso das velas CR9, pra quem roda muito, em altas rotações, e em clima quente. Vou adquirir um par de CR9EIX pra ter à mão, e na próxima revisão/troca eu faço o teste.

Comente

Abaixo fotos das velas originais, com 20 mil km rodados.

Não dá pra perceber muito na foto, mas a da direita estava um pouco mais esbranquiçada. Acho que dá pra ver pela cor do isolador e da rosca, que estava mesmo ficando mais quente (e demais). Marrom = uns 280°C.

Comente

Muito bom saber, @Becklas:. Mais uma aula aprendida.

Comente

Quero ver se essa tal de Vela CR9EIX Iridium vai virar alguma coisa...
                  Comprei um par hoje e já instalei!!!
                  Antes trocava marcha até nos Rpm 14.600 sem cortar o giro, vou testar essa nova e depois passo
                  o relato pra Galera!!!!!!!!
                  E Vamu Acelerar até o TALO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comente

Coloquei as Cr9eia da ngk, to percebendo que a moto está trabalhando muito mais em alta, porém a baixa dela notavelmente deu uma piorada, quero saber como esse regime em altas rotações irá influenciar no consumo.

Comente

… muito bom o tópico, Jandir Leite o que tem a dizer sobre a utilização das veles e onde você comprou, quanto pagou?

Originalmente postado por Jandir Leite Ver postagem
                      Quero ver se essa tal de Vela CR9EIX Iridium vai virar alguma coisa...
                      Comprei um par hoje e já instalei!!!
                      Antes trocava marcha até nos Rpm 14.600 sem cortar o giro, vou testar essa nova e depois passo
                      o relato pra Galera!!!!!!!!
                      E Vamu Acelerar até o TALO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comente

Vendo jogo com 02 Velas NGK Iridim CR8EIX novas.
                        http://www.kawasakininjabrasil.com.b...-Ninja-250-300
                        Última edição por jorgenonato; 22-03-2014, 15:30:36.

Comente

Boa noite .
                          a quem colocou essa velas CR9EIX gostaria de saber o que mudou na moto .. melhoria desempenho ou não minha moto está com as originais mais tipo fechei o gap da vela para 0.7mm ela está com ponteira esportiva .. tô na dúvida de coloco essa vela cr9... Me ajudem

Comente

Originalmente postado por SIDNEYSILVA Ver postagem
                            Boa noite .
                            a quem colocou essa velas CR9EIX gostaria de saber o que mudou na moto .. melhoria desempenho ou não minha moto está com as originais mais tipo fechei o gap da vela para 0.7mm ela está com ponteira esportiva .. tô na dúvida de coloco essa vela cr9... Me ajudem
                            Por ser 0.9mm , força as bobinas a trabalharem mais, diminuindo a vida útil.
                            Não melhora nada. Só piora.
                            O recomendado no manual são as CR8EIX (NGK) ou IU24 (Denso).

Encomendas - Kit LED Luxeon ZES 8.000 Lumens - R$ 199,90
                            Encomendas - Kit LED Cree XHP50 12.000 Lumens - R$ 280,00
                            Encomendas - Kit LED Cree XHP70 13.200 Lumens - R$ 390,00

Também importamos peças sob encomenda.

udamotoshop.com

Comente

Aguarde...
                            X