Lançamento Kawasaki 2018!
Lançamento Kawasaki 2018!
Exclusivo para usuários registrados!
Camisetas e Adesivos Exclusivos!
Keep calm and keep in touch!
Clique e venha participar!
Entre para a maior comunidade Kawasaki Ninja da América Latina.

Informativo

Colapso
Nenhum Informativo ainda.

Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

Colapso
X
  • Filtro
  • Data
  • Mostrar
Limpar tudo
novos posts

  • Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

    ABS em motos: sistema de freios mais seguros evita acidentes

    Em mais de 20 anos, os freios ABS já salvaram muitos motociclistas
    Texto: Bruno Parisi/InfoMoto
    Foto: Divulgação


    O sistema de freio de uma motocicleta sempre foi (e sempre será) um assunto que levanta discussão sobre sua eficiência. Muitos pilotos acreditam no poder dos freios; já outros não são tão confiantes na hora da frenagem. Dispositivos para melhorar a frenagem como, por exemplo, o freio antibloqueio (conhecido pela sigla ABS, anti-block system) é mais famoso no mundo das quatro rodas, porém ano após ano ganha espaço também no universo motociclístico. A tecnologia, que começou a ser desenvolvida na década de 80, tem salvado a vida de muitos motociclistas mundo afora.

    O objetivo dos freios ABS, tanto nas motos como nos carros, é frear com mais segurança e controle do veículo. Segundo o IIHS (Insurance Institute for Highway Security, instituto das seguradoras norte americana para a segurança viária), motos com ABS representam 28% a menos de acidentes fatais em cada dez mil motos registradas nos Estados Unidos. Para uma boa frenagem, além de bons freios, é necessária também prática na pilotagem.

    Como funciona?

    Para os leigos, o sistema ABS atua nos freios da moto, impedindo que a(s) roda(s) trave(m). Seu princípio de funcionamento é parecido com o de um automóvel. Pequenos discos (semelhantes ao disco de freio, porém cheios de ranhuras) instalados no cubo das rodas atuam com os sensores do ABS e realizam a “leitura” da velocidade das rodas durante a frenagem. Quando a roda está prestes a travar, os sensores enviam um sinal para a central do ABS e a mesma envia um sinal para “aliviar” a pressão aplicada no freio. “O sistema ABS colabora para manter o comportamento equilibrado da motocicleta em frenagens em diferentes pisos e, consequentemente, oferece maior segurança ao motociclista”, explicou Alfredo Guedes Jr, engenheiro da Honda.

    Com ou sem ABS

    Muitas motos apresentam versões com e sem o recurso. Essa prática é normal ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Abordando a questão de vendas o apelo da segurança que o sistema oferece ainda não chama muito a atenção dos motociclistas. Ou o preço superior da versão com ABS acaba fazendo o consumidor abrir mão de sua segurança.

    Para se ter uma idéia da preferência do consumidor, tome-se como exemplo a Honda CB 600F Hornet. Segundo a montadora, no primeiro trimestre de 2009 foram vendidas apenas 546 unidades da naked equipada com sistema ABS, que tem preço sugerido de R$ 34.280. Já na versão standard o número de vendas chega perto do dobro: 970 unidades. E o preço também cai bastante, a Hornet sem ABS sai por R$ 31.980

    As alternativas do antibloqueio

    Mesmo sem o ABS, montadoras já criavam sistemas de freios mais eficientes. Foi o caso da Honda com a sport touring CBR 1100 XX Black Bird, lançada em 1997. Na época era considerada a motocicleta mais rápida do mundo; como alguém tem que “parar a besta”, a fábrica equipou a moto com potentes freios a disco aliados ao sistema batizado de Dual CBS. O sistema passava longe de ser um ABS e funcionava da seguinte maneira: ao acionar somente o manete ou pisar no pedal, automaticamente os freios dianteiro e traseiro eram acionados. Algo como um sistema combinado de freios, o que a própria sigla do sistema significa. Atualmente o CBS é oferecido na musculosa custom VTX 1800.

    A BMW F 650 GS fabricada no fim do século XX retratava um sistema curioso do ABS. Vinha de série equipada com o freio antibloqueio apenas na roda traseira. Era um bocado estranho o piloto pisar com vontade no pedal de freio traseiro, senti-lo subir e querendo voltar pra posição normal. Mal sabia que era o ABS em funcionamento...

    A história não para

    Um dos principais objetivos dos avanços tecnológicos é a segurança. Mas para as novas tecnologias chegarem às motocicletas levou certo tempo. Nos carros, a alemã Mercedes Benz deu o passo inicial oferecendo como opcional os freios antibloqueio na série S, já em 1978. Nas motocicletas o primeiro ABS surgiu apenas dez anos depois com uma conterrânea, a BMW K 100.

    Como a história do dispositivo é recente, poucos estilos de motos têm como opção o uso do ABS. Para termos uma idéia do “atraso” desse recurso, somente em 2009 uma superesportiva pode vir equipada de fábrica com tal atrativo. Trata-se das Honda CBR 2009, nas versões de 600 e 1000 cm³, disponíveis no exterior e equipadas com um moderno sistema eletrônico de frenagem.

    Excluídas da legislação

    A resolução 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) torna obrigatório o uso do ABS em toda a frota nacional e importada produzida a partir de 1º de janeiro de 2014. Infelizmente, o veículo motocicleta não faz parte dessa lista.

    http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=42112






    Ninja 650R

    [...]
    Nesse quesito, outro ponto positivo são os freios. Os dois discos na frente e um atrás, em forma de margarida, são suficientes para frear com segurança essa Kawasaki. E também não assustam, ainda mais na versão com sistema ABS, como na unidade testada.
    [...]

    Preço sugerido R$ 27.770 ou R$ 29.990 com ABS (sem frete)


    Compensa a versão com ABS ?

    :mrgreen:

  • #2
    Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

    Acredito que sempre compensa investir em segurança, mas acho que na hora da compra até mesmo eu iria sem ABS para pegar a moto com menor valor.

    Tudo depende também da potencia da moto acredito, como a CB 300R que tem versão com ABS, mas é uma moto que vai a 140km/h, mesmo com freios a disco acredito que seja bem suficiente para o porte da mesma.

    Mas uma 650R é totalmente diferente, vai muito de cada um, mas com certeza a segurança sempre será maior com ABS.
    "A justiça pertence a Deus, ela tarda mas nunca falha!"

    Comente


    • #3
      Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

      Muito boa a reportagem. Sempre ouvi meus amigos comentarem que um dos maiores motivos para quedas era a roda dianteira travar, principalmente para iniciantes. Com certeza irei de ABS srsrsrs

      Comente


      • #4
        Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

        Jeff

        A dianteira travar é quase impossível mas, um ABS com certeza é sempre bem vindo.

        Comente


        • #5
          Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

          Originalmente postado por Bruce
          Jeff

          A dianteira travar é quase impossível mas, um ABS com certeza é sempre bem vindo.
          Pois é, sempre estranhei falarem isso mas..... não tenho experiencia então melhor ouvir os conselhos de todos hehehe

          Comente


          • #6
            Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

            Opa Roberto

            Desculpe a resposta tardia mas estou no forum a pouco tempo.

            Comprei a minha 650R com ABS sim e é muito bom mas cfe o manual e se vc quiser consigo uma copia da parte do ABS ele impõem restrições. O manual é bem específico sob certas circunstâncias de pilotagem com este tipo de freio, afinal o ABS é de moto e não de automóvel (nada a ver a comparação).

            Na minha opinião paguei a mais é claro pelo ABS mas valeu cada centavo.

            Abraço
            ---------------------------------------------------------------------
            Não basta ser verdinha... tem que ser Kawasaki

            Comente


            • #7
              Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

              essa é uma dúvida que estou tendo, estou planejando comprar a 650R, mas com essa diferença de preço "Com e Sem ABS", daria pra colocar vários acessórios... porém segurança em primeiro lugar!


              vlw.,

              :mrgreen:

              Comente


              • #8
                Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                Modesta opinião... ops:

                FIQUE SEM ACESSÓRIOS E COMPRE COM ABS...

                Realmente vale a pena !!!
                ---------------------------------------------------------------------
                Não basta ser verdinha... tem que ser Kawasaki

                Comente


                • #9
                  Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                  e o seguro, será que fica mais barato para moto que tem ABS?

                  acho que não, né?

                  Comente


                  • #10
                    Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                    Com certeza, não.

                    Comente


                    • #11
                      Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                      Fala pessoal

                      Nessa semana fiz test drive e tive a felicidade de andar numa Ninja 650 com ABS e sinceramente:

                      - Se puder optarei sempre pelo sistema de ABS na moto.

                      - A moto passa muito mais confiança para o condutor.

                      - Além de que na hora "H" pode fazer a diferença sem sombras de dúvidas.

                      - Fico com a opinião do colega.. VALE CADA CENTAVO o preço pago a maior.

                      - Até porque quanto vale a sua vida?

                      Kivim
                      Viva pra ter o que lembrar! Pois vai chegar o dia, que sua maior riqueza, serão suas lembranças. E serão elas que te manterão VIVO!

                      Comente


                      • #12
                        Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                        Originalmente postado por kivim
                        - Até porque quanto vale a sua vida?
                        Sei não se vale muito hein... :lol:

                        Comente


                        • #13
                          Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                          Kivim

                          A Ninja 650R freia muito bem mas...é sempre bem vinda uma ajudinha do ABS.
                          :lol:

                          Comente


                          • #14
                            Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                            Olha Bruce... vo se bem sincero... :lol:

                            Estou ensaiando de pegar a Ninja 650R a algum tempo...

                            Vamos ver se esse Café da manha que tá marcado pro dia 28 de maio não termina com um UP heim... kkkk

                            Abração a todos

                            Kivim
                            Viva pra ter o que lembrar! Pois vai chegar o dia, que sua maior riqueza, serão suas lembranças. E serão elas que te manterão VIVO!

                            Comente


                            • #15
                              Re: Ninja 650R - Freio ABS: Sim ou Não ?

                              Robertão, primeiro legal sobre o Up, que aconteça o quanto antes!! srrs

                              E sem dúvidas a com ABS, acessórios vc ja junta de novo e coloca mais tarde, isso é qestão de segurança! 1º lugar!
                              Nem precisa falar as diferenças a maioria esta a par, e pelo valor em relação ao valor total do bem nao tem nem o que pensar!

                              Abraçso!
                              FVizioni #96
                              Track Day show! - http://www.youtube.com/watch?v=8_nfmMZ0G3M
                              Top Speed 262km/h - http://www.youtube.com/watch?v=cf6sWJxx5cI
                              Z750 best sound! - http://www.youtube.com/watch?v=Dej0ez7E-Aw


                              Daytona 675 - Red Demon!


                              Comente

                              Aguarde...
                              X