Lançamento Kawasaki 2018!
Lançamento Kawasaki 2018!
Exclusivo para usuários registrados!
Camisetas e Adesivos Exclusivos!
Keep calm and keep in touch!
Clique e venha participar!
Entre para a maior comunidade Kawasaki Ninja da América Latina.

Informativo

Colapso
Nenhum Informativo ainda.

Comprando nova moto, o que olhar?

Colapso
X
  • Filtro
  • Data
  • Mostrar
Limpar tudo
novos posts

• Comprando nova moto, o que olhar?

Dae galera td bem?
    Postei esse mesmo tópico sem querer na pagina da galera da ZX-10...
    Pro pessoal com pouca experiencia, ou mesmo pros experientes...
    Lembrei de algumas dicas do que olhar quando for comprar uma moto usada...
    Acho que isso sempre pega na hora de ir comprar a motoca dos sonhos...
    A empolgaçao as vezes faz o cara ficar meio cego.

Então...
    Começo sugerindo que vc ja tenha um bom parametro do que é uma moto inteira,
    pra saber e poder comparar o que ta bem cuidado e o que esta feio quando for dar aquela olhada...
    A de um amigo, que tenha boa procedencia, ou mesmo ir na autorizada reparar numa zero km.
    Isso pros olhos da gente enxergar como deve ser o bonito e inteiro, pra depois vc conseguir perceber
    o que esta meia boca e tapiado...

DICA - Antes de ir olhar a moto, consulte no google como deve ser exatamente a originalidade daquela moto daquele ano.
    Assim de cara vc ja vai perceber o que ta original e o que foi mudado...

Comece por cima, no visual geral da moto...
    Procure detalhes mais aparentes como ralados ou vestigios de retoques nas tampas laterais do motor, no escapamento...
    Olhe por dentro das carenagens,nos cantos, procure por remendos ou venstigios de soldas ...tem umas coisas bem mau feitas por ai.
    Os forros de isolamento de calor da carenagem, ainda estao onde deveriam? Estao inteiros?
    Procure vestigios estranhos....amaçados no radiador, ralados ou marcas em lugares estranhos...

Repare como deve ser a pintura original, veja se ja tem algo que deveria ser de uma cor mas ja é de outra..
    Pode ser personalizacao, mas pode ser tapiacao.
    Se vc conhecer a procedencia da moto beleza, se não, de preferencia pela originalidade.
    Na minha opiniao é o que mais conta ponto numa moto na hora de vender.

A pintura em si...
    Perceba como a pintura original é lisa, perceba a testura, o reflexo da pintura original...no tanque, nas carenagens...
    Repare na testura, se tiver algo que lembre um pouco o aspecto de "casca de laranja", se estiver com brilho meio embaçado
    Desconfie ...ali tem coisa!

Os Adesivos da moto...pesquise no google...fica esperto no detalhe.
    Repare como deve ser na moto original do ano em que vc vai comprar...
    Que posicao estao? Esta correto? O adesivo é aquele mesmo?
    O adesivo original na pintura original é invernizado por cima?
    Como esta na moto que vc esta olhando?
    As vezes num ano a moto vem escrito Ninja, no outro ano vem escrito ZX-Alguma coisa... saca?

As vezes vc nem perde a viagem de ir olhar uma moto, ja mata algumas coisas na propria foto do anuncio...
    Se o cara diz q ta zerada, nunca caiu e vc ja reparar que tem partes da moto que nao deveria ser daquela cor,
    que o adesivo nao deveria ser aquele....
    Eu particularmente ja descarto e nem perco meu tempo.

A kilometragem da moto!
    Isso é uma pegadinha boa ...
    O que eu mais percebo que é o que o pessoal primeiro olha...
    Dai ve la....2 mil kilometros ....powww....animal....a moto ta zerada!
    Se liga!
    Kilometragem ate é importante, logico!
    Mas as vezes não é parametro definitivo pra comprar ou deixar de comprar uma moto.
    Kilometragem muita gente da aquele famoso "tapinha" pra baixar....

Depende do caso vc nao vai ter muito como identificar....
    Mas alguma dicas podem ajudar....

Primeiro de tudo...
    Falando de moto semi-nova, claro que pneu pode durar mais ou menos, depende do tipo do uso e tal...
    Eu por exemplo coloquei um par de michelin pilot power pure na minha, fiz alguns track day, umas voltinhas na serra e ja era...
    Acreditem...3 mil km foi um jogo de pneu...e NUNCA fiz borracão..alias...jamais faco isso com minhas motos.

Mas vamos considerar ate uns 5 mil km se o cara alega q usa eventualmente so pra passeio...
    Se uma moto estiver com baixa kilometragem é quase obrigatorio ter os pneus originais de fabrica.
    Tenta se informar qual é o original pro ano da moto que vc esta interessado.
    Se não estiver com os originais, de duas uma....
    Ou o cara derrete a moto parada (borrachão e tal) ...
    Ou baixou a kilometragem na caruda...
    Eu ja descartaria...
    Prefiro uma moto bem cuidada com 20 mil kilometros do que uma moto com 2 mil kilometros de um imbecil
    que so vai pra encontro de moto pra ficar fazendo cara de mau e derretendo a moto parada, achando que ta arrazando!!

E pra kilometragem ja nao tao baixa, que ja permitiu troca de pneu???
    Va direto reparar a relação de transmisao da moto (corrente e coroa)...
    Pra isso era bom vc estar familiarizado de domo é o desenho da coroa original da moto...
    Cara, uma moto bem cuidada tem que fazer pelo menos 15 mil com a relacao original...
    Tem gente que faz muito mais, claro que isso depende do tipo do uso e do cuidado...

Vc vai la olhar aquela moto toda bonitona com sei la...5 anos de uso...
    Esta com um par de pneu novinho e com um jogo de ralacao novinho e marcando 12 mil km ...
    Muito suspeito isso...Desconfia!!!

As vezes a moto é ate inteirona, mas ja tava la com 30 mil km e o cara resolveu vender...
    Mete la um par de Pneu novo, relacao nova, baixa a kilometragem...E foi,vendeu facil!

Nada contra a uma moto com 30 mil, bem cuidada vai longe...
    Foda é tu comprar gato por lebre ne?!
    Fica esperto!

E depois vc pode reparar em alguns outros detalhes que entregam facil um dono pouco cuidadoso ...
    De uma boa olhada nas peças de aluminio da moto, nos parafusos e na propria coroa ...
    Vc conhece ou ja ouviu falar naquele produto que muito posto de gasolina usa pra lavar carro, solopan? (ou algo assim)
    Isso fode com tudo!!
    Deixa as peças foscas e manchadas...
    Pra mim o cara que manda lavar em lugares que usam esse tipo de produto é pq nao cuida da moto ...
    Ponto negativo pra ele!
    Dai pra ser do tipo espertalhão que gosta de tapiar pra vender não é dificil....

Desgaste nos parafusos...
    Repare em todos os parafusos da moto, ate nas regulagens da suspensao....
    Se tiver tudo marcado de chave, judiado...., essa moto ja passou por poucas e boas...
    Descarta!

Tem muita moto que o pessoal tira a "roupa original", coloca td carenagem de pista e usa so em autodromo...
    Depois na hora de vender, monta a moto original novamente, as carenagens vao estar bem inteiras...
    Mas os parafusos e perifericos da motos nao vao esta condizendo com o resto...

Beleza....
    Ate aqui a moto parece que ta belezinha....
    Ta negociando os finalmentes e vai finalmente poder dar aquela andada com a moto antes de fechar negocio...

O que observar no Test Drive antes de comprar? (coisa mais basicas, faceis de detectar...)

Teste a caixa de direcao...
    Pode ser parado mesmo. De preferencia num piso com pouca aderencia...que deslize facil
    Alinhe a roda dianteira, deixe o guidao reto, gire o guidao alguns graus de um lado para o outro...
    Tente perceber se nao da uma trancadinha, se vc nao sente tipo um "degrau" ao passar do meio de um lado para o outro...
    Se sim, é pq o rolamento ou rolamentos da caixa de direcao tao fudidos. Tem que trocar.

Freios...
    Andando com a moto.....
    Va a uns 80 por hora e freie com a dianteira...uma freiada media e continua...
    Perceba se vc vai sentir o manete do freio trepidar, ou o guidao, a moto em si trepidar na freiada...
    A freiada tem q ser "lisa", se vc sentir algo estranho como uma trepidacao, os dicos ou um deles esta empenado(torto).
    Tem que colocar novo!

Ainda nos freios...
    Da pra observar as pastilhas de freio vc normalmente consegue identificar se a pastilha esta boa ou ruim...

Os pneus da moto...
    Facil um jogo de pneu hoje chega perto de 1000 reais dependendo da moto e do tipo de pneu passa longe disso...
    Seja criterioso quanto aos pneus, veja se ja nao estao quadrados, ou rececados...
    Isso é argumento importante pra conseguir baixar o preco da moto.

Tenta levantar o historico da moto...
    Se vc não morar em cidade muito grande, não é dificil descobrir se o dono da moto ja caiu, se ele é cuidadoso ou nao...
    Procure as oficinas que mais trabalham com motos grandes, ou as proprias autorizadas...
    Ja descobri muita coisa das minhas motos antes de comprar sondando por ai...

Bom ...assim o que me veio a mente pra escrever foi isso.
    Com isso ai ja da pra filtrar bastante coisa...
    O ideal é vc ter um bom mecanico de confiança pra poder levar junto, ou poder levar a moto pra verificar.

acessem meu canal no youtube - junior oliota
    segue um link bacana da ER
    https://www.youtube.com/watch?v=vUKQPyO-czQ

Espero ter ajudado...
    Abracos
    Jr.

Mas o título do seu tópico diz "Comprando moto NOVA"

Comente

Se vc esta comprando ela é nova...pelo menos pra vc ..

Comente

Eu também achei que ia chegar aqui e ver alguém com várias dúvidas sobre as informações técnicas mais importantes de uma moto. Mas ao entrar ví que se tratava de alguém dando dicas, e não com dúvidas. Quem mais precisa dessas informações vai ter dificuldades em achar.

O que acha de mudar para algo como: Dicas para quem quer comprar moto usada.

Comente

Originalmente postado por jregatieri Ver postagem
          Eu também achei que ia chegar aqui e ver alguém com várias dúvidas sobre as informações técnicas mais importantes de uma moto. Mas ao entrar ví que se tratava de alguém dando dicas, e não com dúvidas. Quem mais precisa dessas informações vai ter dificuldades em achar.

O que acha de mudar para algo como: Dicas para quem quer comprar moto usada.
          POW GALERA!!
          Que é isso ....concurso de redação que vao me descontar pontos por "fuga do titulo" ou algo assim???
          Por favor ne?!!!
          A intenção foi ajudar alguém ...

Já é O segundo que vem criticar o titulo do tópico.........

Escrevi esse tópico depois de ir junto com um colega ver uma Z-750 que dizia estar com 900 Km! Chegamos la a moto era um lixo, nitidamente tapiada pra vender.
          Meu colega inexperiente e emocionado teria comprada uma merda de uma moto se eu não tivesse ido junto olhar.

Entao é isso ai......como disse a intenção foi colaborar ...

Se o moderador ou administrador achar necessário ajustar o titulo do tópico, pode ficar a vontade...eu não achei como fazer.

Se não ...por gentileza....

Quem tiver algo útil a acrescentar , ou perguntar...respondo com satisfação..

Se não dispenso de comentar.

Obrigado!

Comente

Originalmente postado por Junior Oliota Ver postagem
            POW GALERA!!
            Que é isso ....concurso de redação que vao me descontar pontos por "fuga do titulo" ou algo assim???
            Por favor ne?!!!
            A intenção foi ajudar alguém ...

Já é O segundo que vem criticar o titulo do tópico.........

Escrevi esse tópico depois de ir junto com um colega ver uma Z-750 que dizia estar com 900 Km! Chegamos la a moto era um lixo, nitidamente tapiada pra vender.
            Meu colega inexperiente e emocionado teria comprada uma merda de uma moto se eu não tivesse ido junto olhar.

Entao é isso ai......como disse a intenção foi colaborar ...

Se o moderador ou administrador achar necessário ajustar o titulo do tópico, pode ficar a vontade...eu não achei como fazer.

Se não ...por gentileza....

Quem tiver algo útil a acrescentar , ou perguntar...respondo com satisfação..

Se não dispenso de comentar.

Obrigado!
            Parabéns pelo tópico, realmente está super completo. Dicas super hiper mega ultra necessárias. Muita gente fez besteira pq não teve alguém que ajudasse com dicas assim. Só o título que está....

Comente

Otimo!!! Obrigado pelas dicas, estou atras de comprar uma usada e vou seguir essas dicas

Comente

ja pensou em mudar o titulo amigo?? uhauhaa to brincando, esta mt bom o texto!!

Comente

aconselho a olhar o saldo bancário, se estiver positivo, manda bala! kkkkkkkkk
                  Quanto ao titulo do tópico... xapralá! só li isso mesmo! kkkkkkkkkk
                  Potência não é nada sem controle

Comente

Muito bom o texto, me ajudou bastante. A colocação da palavra "Nova" realmente está gramaticamente incorreta. O correto seria: "Comprando sua nova moto!", ou simplificando, "moto usada".

Moto nova= moto 0 km
                    Nova moto= adquirir outra moto, usada ou nova.
                    Última edição por NinjaItuSP; 30-06-2014, 15:25:28.

Comente

Eee povo chato rs, título ajustado, vamos aproveitar as dicas do colega
                      Que tal uma "corrente do bem" na estrada?
                      • Agradeça quem te dá passagem
                      • Evite buzinar à toa
                      • Não xingue quem te atrapalha (pode ser pior...)
                      • Você pode cruzar de novo com o motorista que você agradeceu e quanto mais amigos, melhor.

Comente

Aguarde...
                      X