Lançamento Kawasaki 2018!
Lançamento Kawasaki 2018!
Exclusivo para usuários registrados!
Camisetas e Adesivos Exclusivos!
Keep calm and keep in touch!
Clique e venha participar!
Entre para a maior comunidade Kawasaki Ninja da América Latina.

Informativo

Colapso
Nenhum Informativo ainda.

Como faz para dar aquela aceleradinha na troca de marcha?

Colapso
X
  • Filtro
  • Data
  • Mostrar
Limpar tudo
novos posts

• Como faz para dar aquela aceleradinha na troca de marcha?

Galera é um seguinte,sempre me perguntei como vocês dão aquela aceleradinha na hora de trocar a marcha.Vocês usam embreagem ou faz sem a embreagem?porque eu acredito que fazer isso sem a embreagem eu devo tomar um troco nervoso ,já vi motoqueiros fazendo com 150 e 250 sem a embreagem,só que se fazer com um 1100 a coisa muda né hehehehehe você coice.Se alguem ai souber explicar eu agradeço.Vou deixar um vídeo sobre isso para vocês entenderem melhor.

0:08
    [youtube:azyo60cn]http://www.youtube.com/watch?v=GyaH-MgXAn4&feature=related[/youtube:azyo60cn]
    1:41 em vez de diminuir a marcha eu quero saber como aumenta a marcha dando essa acelerada ^^
    [youtube:azyo60cn]http://www.youtube.com/watch?v=RxJDUdOfxfs&feature=related[/youtube:azyo60cn]

Como faz para dar aquela aceleradinha na troca de marcha?

Pois é cara! Essa tal aceleradinha, conforme o TIte me explicou pode ser feita em dois momentos, na subida de marcha ou na redução, sendo que na subida de marcha e totalmente desnecessário "coisa de boy" tirar uma ondinha!
    Já na redução passa a ser importante fazer pois se nao quando você joga uma marcha pra baixo e simplesmente solta a embreagem o comportamento do motor sofre muito, por causa do freio motor! E faz um barulho como se fosse explodir! Por isso dando uma acelerada de mais ou menos 3000 giros antes de soltar a embreagem vai fazer o motor descer mais linear sem tranco ou barulho da redução explodir!

E processo de fazer é bem rápido! No momento de trocar a marcha, suba esses 3000 giros e solte a embreagem!
    Let's Roll Guys!!! http://www.youtube.com/user/marceloletsroll

Comente

Re: Como faz para dar aquela aceleradinha na troca de marcha

Nas reduções costumo fazer dando uma aceleradinha light e baixando marcha. Para subir não tenho esse costume.

Comente

Nas reduções eu faço em todas as marchas e nas subidas de marcha eu faço na passagem para 2a, 3a e 4a porque o câmbio engata mais macio sim.

Mas depende da moto tb né... Na twister eu só fazia nas reduções.
        2001-2002 - Mobilete Caloi 50cc Branca
        2002-2003 - Mobilete com motor de Honda Biz 100
        2006-2010 - Yamaha XTZ 125 E Branca (4 quedas)
        2010-2011 - Honda CBX Twister 250 Azul (1 queda)
        2011 - Kawasaki Ninja 250R Verde (2 queda)

Comente

Então isso se faz segurando a embreagem mesmo?entendi
          Vou tentar praticar aqui com calma hehehe
          Obrigado

Comente

Putz eu faço ja faz teeempo rs que e tao normal que ate fiquei em duvida se utilizo com embreagem ou sem rs....descobri que faço das duas maneiras porque existem momentos que utilizo a embreagem para trocar de marcha e outras vezes nao...
            A acelerada realmente e desnecessaria, mas quando aprendi a andar de moto era bonito..rs e acabei pegando essa mania ate para dirigir carro.
            Na reduçao é meio coisa de sentir o giro do motor para fazer entrar a reduçao de forma mais "suave" sempre mantendo com giro estavel o motor. Tenta começando com embreagem e quando voce sentir confiança tente sem para ver como lhe vai melhor amigo.

Eu to de 600, e coloquei escape....entao pra mim e tesao entrar em curva reduzindo e deixando o motor cheio...ou entao no meio do transito dar uma reduzida e uma aceleradinha para fazer abrir caminho no corredor.

Comente

Pesquise por PUNTA TACO.

acho q todos resultados será relacionado a carros, e a maioria vai falar sobre ganhar tempo nas curvas, mas é exatamente a mesma coisa nas motos.

Eu acho o punta taco muito importante em freiadas fortes, pois tambem evita o travamento das rodas, tanto nos carros, quanto nas motos.

Mas assim mesmo: Segura a embreagem, ao mesmo tempo que reduz a marcha da uma acelerada de leve e solta a embreagem.

Isso mesmo, faz com calma, pois se soltar a embreagem com a rotação muito acima do que deveria, a moto vai querer dar uma acelerada e acho q não será muito pegal numa 1100. E com o tempo fica automatico.

Comente

Originalmente postado por caiosfl
                Então isso se faz segurando a embreagem mesmo?entendi
                Vou tentar praticar aqui com calma hehehe
                Obrigado
                Sim... vc aperta a embreagem [o motor vai estar desacoplado do câmbio], dá uma acelerada e isso vai fazer com que haja uma sincronização do giro do motor com o giro do eixo do câmbio.

Quando vc soltar a embreagem o giro dos dois (motor e câmbio) vai estar quase na mesma velocidade e por isso não terá aquele tranco.
                2001-2002 - Mobilete Caloi 50cc Branca
                2002-2003 - Mobilete com motor de Honda Biz 100
                2006-2010 - Yamaha XTZ 125 E Branca (4 quedas)
                2010-2011 - Honda CBX Twister 250 Azul (1 queda)
                2011 - Kawasaki Ninja 250R Verde (2 queda)

Comente

Na verdade, se você estiver pensando em ACELERAR ao reduzir vai dar errado - 99% de chance que você vai acelerar e subir as rpms demais, fazendo a moto dar um tranco "pra frente" (acelerada) ao invés de pra trás (freio motor), que são o que você quer evitar. Pense em MANTER O GIRO, não deixando a rotação cair quando a embreagem é acionada.

A idéia é não simplesmente largar o acelerador pra descer a marcha, é manter a moto acelerada pra manter as RPMs, ou subir elas um pouco. Manter o momento do motor.

Se a rotação estiver baixa (andando no trânsito) vai precisar abrir bem pouco o acelerador pra manter o giro, e se estiver alta, vai precisar estar mais aberto - é prática.
                  Se a rotação estiver baixa, na hora que larga a embreagem não precisa mudar muita coisa, mas se estiver alta, vai precisar acelerar um pouco mais pra manter o momento e fazer uma troca suave.

Daí em diante é treinar largar a embreagem mais rápido, se estiver fazendo certo, mesmo largando a embreagem rápido não vai dar tranco nenhum, depois vai precisar apertar a embreagem bem pouco, só dar um totó, e afinal com o tempo dá até pra trocar de marcha sem a embreagem (difícil nas reduzidas, mas não impossível).

Na moto acho mais fácil que em carros, já que na moto acelerador e freio tão na mesma mão enquanto no carro tem que usar acelerador e freio com um só pé.
                  O céu é limite...A estrada, imensidão.

Comente

Então,reduzida não penso muito em fazer, até porque a kawa já tem o RAM que faz um som bem legal hehehehhehe.
                    Eu penso usar mais para aumentar a marcha e quem sabe mais para frente na reduzida.

Comente

PUNTA TACO!

O Cassapian que me ensinou!

Comente

E se errar a aceleradinha da um Punta Tranco kkkkkk
                        Faco tanto pra reduzir quanto para subir marchar...
                        Abx
                        FVizioni #96
                        Track Day show! - http://www.youtube.com/watch?v=8_nfmMZ0G3M
                        Top Speed 262km/h - http://www.youtube.com/watch?v=cf6sWJxx5cI
                        Z750 best sound! - http://www.youtube.com/watch?v=Dej0ez7E-Aw

Daytona 675 - Red Demon!

Comente

Eu me acostumei a não fechar totalmente o acelerador ao subir a marcha, reduzo 50% para evitar o tranco e engata liso! Pode se considerar variação da mesma técnica, mas sempre que deixava quase zerar e acelerava fazia merda :lol:
                          DBRodrigues
                          Ex Ninja 250R
                          Ex Suzuki GSX650F
                          Yamaha V-max 1200 - Boostaholic

Comente

Originalmente postado por Marcelo_LetsRoll
                            Por isso dando uma acelerada de mais ou menos 3000 giros

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Comente

Eu faço isso mas só pra reduzir dificilmente faço nas acelerações.

Comente

Aguarde...
                              X