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Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

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  • Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

    Post original: X-Racer

    (Também serve para compra de motos Zero. Toda verificação é pouco na hora de pegar a sua moto.)

    Em primeiro lugar, decida quanto dinheiro você vai gastar e então qual moto você irá comprar. Reúna o máximo de informações sobre o modelo desejado em revistas especializadas, internet (sites confiáveis) e em conversas com os amigos/mecânico. Só depois de estar bem informado é que você deve se aventurar a cair nas mãos dos vendedores.

    Procurando a moto:
    Faça uma pesquisa nos classificados dos jornais/internet, oficinas, lojas e pistas da sua região. Às vezes leva tempo para achar uma moto que nos agrade e ao mesmo tempo caiba no bolso.

    Ir ver a moto:
    Você precisa comprar a moto pelo melhor preço possível mas, mais do que isso, tem que ter certeza que ela está funcionando perfeitamente. Não se acanhe de agachar em volta da moto procurando algum defeito, faz parte do jogo. Procure levar a moto para um local onde exista muita luz e evite fazer negócio à noite. Esse é uma ocasião onde duas cabeças pensam melhor que uma. Um amigo ou mecânico pode ajudar a ver coisas que o comprador muitas vezes entusiasmado não enxerga. Resista a tentação de comprar a primeira moto que ver. Ande bastante para ter idéia das opções que você tem.

    O que olhar?
    Saber onde procurar por algum defeito na moto é muito importante. Conhecer as particularidades de cada modelo também ajuda. Por exemplo: procurar trincas/soldas no chassi fica muito mais fácil se você sabe onde aquele modelo costuma rachar.

    Aqui uma lista de coisas que não podem ser esquecidas:
    Pergunte sobre onde era feita a manutenção da moto e se existem registros na oficina. Era uma boa oficina? O dono/mecânico sabe quando terá de fazer, por exemplo, a próxima troca de óleo da suspensão? É uma boa pergunta para ver se ele é cuidadoso com a moto. Itens como pneus, freios, transmissão e outros que demonstram que você terá de gastar dinheiro logo devem ser negociados pois aumentam o custo para você.

    Suspensão:
    Verifique vazamentos de óleo dos amortecedores (dianteiros e traseiro) e folgas na balança. Inspecione o cromado do tubo da suspensão dianteira. Não deve ter nenhum risco. Verifique também o alinhamento do garfo (olhando de longe) para verificar se a moto já bateu.

    Rodas:
    Verifique folga nos rolamentos das rodas tentando move-las para os lados. Girando as rodas veja o empeno, se há amassados e se elas giram livremente. Verifique se há raios soltos ou quebrados.

    Freios:
    Empurre a moto desligada e acione um dos freios suavemente. A moto deve parar de imediato e tão logo o freio seja solto deve liberar a roda totalmente sem ficar agarrando. Repita o procedimento com o outro freio e não esqueça de verificar a espessura dos discos e pastilhas. O fluido de freio deve ser transparente com uma coloração levemente azul ou cor de mel caso contrário demonstra falta de cuidado do proprietário com a manutenção. O desgaste dos discos dá uma boa idéia da quilometragem da moto.

    Chassi:
    Verifique trincas ou soldas suspeitas. Próximo à caixa de direção, pedaleiras, saída do escape no motor e amortecedor traseiro são os locais mais prováveis. Olhe por baixo do motor se a moto não tem muitos (alguns vai ter) amassados do chassi por bater em pedras. Se a moto tem um protetor, verifique o estado dele para ter uma idéia de como a moto era usada. Levante a frente da moto e cheque o movimento da direção. Não pode estar duro, com calos ou folga.

    Plásticos:
    A roupa da moto dá um bom indicador do carinho do dono. Mas cuidado pois muitas motos (bem como algumas mulheres) possuem o corpo belíssimo e o interior não tão bem cuidado assim. Olhe por baixo do tanque, banco e pára-lamas. Veja se a moto era sempre limpa ou se foi limpa somente para vender. Veja como está dentro das sanfonas da suspensão dianteira. Observe se as peças da moto estão descoradas denunciando lavagem com produtos cáusticos e água de alta pressão que danifica borrachas, buchas e rolamentos da moto inteira. Cuidado com adesivos que podem ter sido colados para esconder algum defeito.

    Motor:
    Pergunte sobre qual foi a última vez que o motor foi aberto. O que foi trocado? Os parafusos do motor devem ter marcas de chave condizentes com o que diz o proprietário. Procure sentir a compressão do motor batendo o click. Verifique o nível e o estado do óleo do motor e do líquido do radiador para ter uma idéia de como a moto era cuidada. Olhe por baixo procurando por alguma solda ou amassado provocado por pancadas em pedras. Procure vazamentos nas juntas. Verifique também o estado do escapamento. Nas motos 4T procure algum sinal de óleo queimado na ponteira. Uma sujeira preta seca não é problema mas se estiver com um aspecto molhado pode ser sinal de um motor gasto. Cheque também o filtro de ar. Está limpo? Retirando o filtro passe a mão no duto que leva ao carburador. Se sentir que há sujeira passando para o motor é mau sinal.

    Embreagem:
    Verifique se as regulagens do cabo da embreagem já estão próximas do fim. Engate primeira, aperte a embreagem e empurre a moto. Não deve ser muito diferente do que em ponto morto. (mas em algumas motos a embreagem segura um pouco) Com a moto ligada, verifique o funcionamento suave e se as marchas e o ponto morto entram fácil.

    O teste da moto:
    Sentir como se comporta a moto antes de comprar pode ser bastante útil se você está acostumado com o modelo ou pelo menos com alguma moto parecida. Se, por exemplo, você está trocando sua moto nacional por uma importada de pouco vai adiantar dar uma volta. É inclusive uma tática usada pelos vendedores pois o comprador fica maravilhado com a potência da nova moto e compra por impulso. Quando for sair com a moto que pretende comprar preste bastante atenção na sensação que a moto transmite. Barulhos estranhos? Vibração? E os freios? As marchas? Acelere e sinta como é a resposta do motor. A embreagem está patinando? Se você é experiente tire as mãos do guidon. A moto deve seguir a sua trajetória sem puxar para os lados. Ao parar a moto depois de ter andando procure por vazamentos.

    Documentação:
    Após a moto ter passado por todas as etapas acima você deve examinar a documentação com muito cuidado. Verifique o ano/modelo da moto. Confira se o número do documento bate com o do chassi e verifique junto ao departamento de trânsito se existe alguma pendência/denúncia em relação a este número. As motos importadas ou as nacionais que nunca foram emplacadas devem ter nota fiscal ORIGINAL e recibos de compra e venda confirmando quem é o verdadeiro dono. Fuja de qualquer coisa enrolada ou que não cheire bem. Antes de comprar um veículo, certifique-se se ele está em situação legal. Procure o Detran para saber se a placa confere com os números de Renavam e chassi, se há restrições administrativas em relação ao veículo e se há multas registradas para ele. Para isso, procure o setor de Nada Consta.

    Motos com DUT

    Com a vigência do novo código e a instituição da regra dos pontos negativos além do aumento considerável de multas as pessoas se deram conta da gravidade de assinar o CRV em branco.

    Nunca venda um veículo sem obrigar o novo proprietário a preencher o CRV e assiná-lo, seja venda para particular ou em concessionária. Assine o seu nome no lugar destinado ao vendedor e reconheça sua firma por autenticidade. Tire duas cópias e, só então, entregue o documento original ao novo dono. Uma das cópias deve ser levada ao Detran, em até 30 dias a partir da data da negociação, para que seja feita a comunicação de venda.

    Cuidado: se o prazo não for obedecido, o vendedor está sujeito a multa, além de ser responsabilizado com o comprador por infrações cometidas e passível das penalidades impostas.
    Cabe ao novo proprietário, também num prazo de 30 dias, realizar a transferência de propriedade. Porém, se ele não o fizer, o ex-dono do veículo, a partir da comunicação de venda, estará isento de qualquer responsabilidade quanto a multas e a pontos negativos.


    Olhar uma moto é um trabalho de arqueólogo. Os arranhões, as peças trocadas e as marcas de desgaste dizem muito sobre a vida da moto. O dono cuidava bem dela? Pilotava com cuidado? Fazia gambiarra? O mecânico era bom? Isso é mais importante que seu estado atual. Uma moto que sempre foi bem cuidada ficará como nova facilmente com pouco trabalho mas uma moto cheia de peças ruins, adaptações e problemas é uma bomba relógio que pode explodir nas suas mãos.

    Fonte: http://www.endurohp.eng.br/mecanica/usa ... usada.html

  • #2
    Re: Como comprar uma moto usada!!!!

    Na minha experiência, gostaria de acrescentar algumas dicas.

    Quando for comprar a moto em revenda, nunca baixe a guarda e mantenha sempre a atenção. Algumas revendas não tomam as precauções necessárias para a aquisição da moto e depois tentam se livrar do caroço do jeito que der, passando o problema adiante.

    Exija sempre uma nota fiscal do vendedor, discriminando a moto usada ou nova, chassis e placa. Ela é a sua garantia legal contra problemas que possam aparecer adiante. De preferência, consiga algum compromisso por escrito e em papel timbrado ou nota fiscal, relacionado a responsabilidade do vendedor por ônus existentes na moto e não gravados ainda no Detran. Sites eletrônicos possuem defasagem de informação em relação a consulta no Detran.

    Se procurar motos em anúncios ou classificados, lembre-se que não existem milagres do tipo parcelamento sem juros ou preço bem abaixo do mercado, pois quando a esmola é muita o Santo tem que desconfiar mesmo.

    Evite negócio com telefone celular para contato, remessa de valores via eletrônica à título de adiantamento ou mesmo reserva do produto.

    Quando for comprar com pessoa jurídica (loja), exija o compromisso de compra e venda no papel timbrado e nele deve constar forma de pagamento, discriminação do veículo e de seu número de chassis, além de mencionar os descontos de negociação e presentes oferecidos no momento da compra. Não acredite em conversa mole de vendedor, tem que estar preto no branco.

    Se for comprar uma moto usada, utilize o serviço de um despachante ou empresa habilitada para verificar se o número do chassis é correspondente ao número do motor. Muitas pessoas recorrem a desmanches, internet, oficinas e lojas de motos suspeitas para solucionar seu problema de custo alto e acabam por receptar, sem saber, motores roubados.

    Anos nesta área, forneceram o conhecimento para afirmar que compra e venda de veículos usados e novos é um perigo, não é coisa para novatos. Muita gente estudada e experiente leva tombo. E todo dia aparece uma malandragem nova para vitimar alguém. Portanto, todo o cuidado é pouco.

    Espero ter colaborado e sempre que desconfiarem de algo, podem me contatar que estou à disposição.

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    • #3
      Re: Como comprar uma moto usada!!!!

      Dicas altamente importantes na hora de comprar uma moto usada. Fica a dica.

      Comente


      • #4
        Re: Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

        Galera e quanto a comprar moto com placa de outro estado...

        Estou vendo uma bandit vermelha por 23,490,00 2011 com 4mil rodados , mas a placa de MG começa com H qual seria meu risco na hora de vender ela??

        Valew

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        • #5
          Re: Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

          Boas dicas, a minha passa por todas com louvor :mrgreen:

          Vou fazer um vídeo dela, são cenas fortes e íntimas :shock:

          Que tal uma "corrente do bem" na estrada?
          • Agradeça quem te dá passagem
          • Evite buzinar à toa
          • Não xingue quem te atrapalha (pode ser pior...)
          • Você pode cruzar de novo com o motorista que você agradeceu e quanto mais amigos, melhor.

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          • #6
            Re: Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

            Originalmente postado por cdoria
            Galera e quanto a comprar moto com placa de outro estado...

            Estou vendo uma bandit vermelha por 23,490,00 2011 com 4mil rodados , mas a placa de MG começa com H qual seria meu risco na hora de vender ela??

            Valew

            Cdoria

            O risco não é vender mas sim comprar. Tem que checar o prontuário da moto e verifiocar se está tudo 0k..

            Quanto a vender é tranquilo, até porque a lei diz que ao você transferir a moto para Sampa em seu nome, a placa continua a mesma, porém, a tarjeta de Estado/Município é trocada por uma de São Paulo.

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            • #7
              Re: Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

              Aqui no sul veículos com placas de outro estado (iniciais das letras) não são aceitos por várias lojas, muitos acreditam ser veículos com problemas mecânicos, roubo etc... É algo a se pensar, mesmo o município da placa mudando.
              DBRodrigues
              Ex Ninja 250R
              Ex Suzuki GSX650F
              Yamaha V-max 1200 - Boostaholic

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              • #8
                Re: Dicas: Como comprar uma moto usada!!!!

                Tormod
                Aqui em SP, falando de carros, existe mercado porém pagam menos coisa de 2mil abaixo da tabela..

                Bruce

                A moto passou por perícia de empresa terceirizada e idônea, e esta sem nenhuma restrição a única coisa é que o banco tomou por conta do nao pagamento do financiamento, mas isso soube pela loja e nao consta nada na documentação..

                Obrigado pelas respostas

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