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Menos potente, BMW F 850 GS chega com muita tecnologia

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  • Menos potente, BMW F 850 GS chega com muita tecnologia

    Aventureira alemã chega ao Brasil com recursos eletrônicos, novo conjunto ciclístico e motor inédito, que tem apenas 80 cv em função das leis antirruído

    Por Gabriel Carvalho Em 19/11/2018














    Os fãs estavam ansiosos pela chegada da nova BMW F 850 GS ao Brasil, também não é por menos. A marca alemã confirmou a produção do modelo em Manaus (AM) em junho. Foram quase cinco meses até que a moto fosse oficialmente apresentada ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, na última semana, juntamente com sua irmã mais “urbana”, a F 750 GS.

    Mas é o modelo de 850cc com vocação mais aventureira que fez sucesso na última versão, a F 800 GS, o mais aguardado pelo público. A F 850 GS ganhou uma lista de aprimoramentos eletrônicos e estéticos além de novo motor, quadro e freios. Rodamos com a nova geração da F 850 GS para saber se ela vale os R$ 50.950 pedidos pela marca para a versão Premium + TFT, a topo de linha avaliada.

    A nova linha BMW F 850 GS vem cercada de novidades e opções de modelos. Mas, antes de falar da moto, vale afirmar que muita gente ficou decepcionada com a notícia da diminuição da potência relação ao modelo anteriormente vendido no Brasil. A redução não está relacionada ao novo motor, mas ao sistema de escapamento e às leis brasileiras. A versão alemã tem potência máxima de 95 cv, mas o modelo montado no Brasil teve a potência reduzida para 80 cv a 6.250 rpm para atender às normas de emissão de ruídos – menos que os 85 cv da antiga F 800 GS.

    Segundo o engenheiro da BMW Brasil, Marco Truzzi, “seria necessário desenvolver um sistema do escapamento exclusivo para o nosso mercado e assim reduzir as emissões de ruídos”. A marca preferiu alterar o mapeamento do novo motor a investir em um novo escapamento para se adequar às normas. Se o modelo perdeu potência, a notícia boa é a diminuição da faixa de torque máximo que está em 6.250 giros, quando o motor oferece 9,18 kgf.m.

    O ronco da nova bigtrail está bem diferente. O motor cresceu: passou de 798 cc para 853 cc. Embora tenha mantido a configuração de dois cilindros paralelos, agora tem intervalo de ignição de 270º, o que que cria um som mais esportivo. Novos eixos balanceiros garantem que o piloto sinta menos vibração.


    Painel: um show à parte


    Basta olhar para a nova F 850 GS para perceber que se trata de uma nova moto. Ao rodar com ela, isso fica ainda mais evidente. Para dar a partida basta apertar um botão e manter a chave no bolso, afinal o sistema keyless é uma das novidades da versão topo de linha. Quem optar pela F 850 GS Premium + vai poder aproveitar a leitura eletrônica do painel de TFT.

    O TFT é uma atração à parte, tanto no visual quanto nas informações fornecidas. Nos primeiros quilômetros você tem vontade de ficar navegando pelo painel. São mais de 14 informações, entre elas a pressão dos pneus e até a hora de parar para descansar – simbolizada por uma xícara de café. Ainda é possível parear o smartphone com o painel por meio de uma conexão Bluetooth.

    Além do painel, chama a atenção do piloto o bocal do tanque, que deixou a lateral traseira e agora ocupa uma posição mais convencional à frente do piloto. Com capacidade para 15 litros, a BMW promete uma autonomia de 300 quilômetros, com o painel informando o consumo médio na faixa de 20 km/litro. Mas para atingir esse número é necessário controlar o acelerador e as trocas no câmbio de seis marchas.


    Novas suspensões e pneus sem câmara


    Um dos destaques da F 850 GS é a roda dianteira de 21 polegadas. O modelo usa raios com fixação externa que permitem o uso de pneus sem câmara. O sistema é o melhor de dois mundos, pois mantém a resistência dos raios com a segurança do pneu sem câmara.

    A nova BMW também ganhou discos de freios maiores. Agora são dois discos com 305 mm de diâmetro e pinça flutuante de dois pistões, na dianteira. Já na roda traseira de 17 polegadas, o disco tem 265 mm e conta com pistão simples.

    O novo quadro da F 850 GS, agora monocoque, traz suspensão dianteira invertida com 204 mm de curso. Na traseira, o monoamortecedor tem curso de 219 mm e permite ajuste manual da velocidade de retorno e da compressão da mola. Na versão Premium + TFT, a avaliada, existe o controle eletrônico de suspensão (Dynamica ESA) que, na nova F 850 GS, atua somente na traseira.


    Primeiras impressões


    Em nossa avaliação, passamos pela Estrada dos Romeiros, que liga a capital paulista à cidade de Itu, no interior, com suas intermináveis curvas. O conjunto suspensão, rodas e quadro mostrou um casamento perfeito, permitindo atacar as curvas sem oscilações e, em caso de erros, era possível corrigir facilmente. Quem for um bom piloto e gostar de pilotar esportivamente, será muito feliz com a nova BMW F 850 GS em uma estrada sinuosa.

    Como a avaliação aconteceu debaixo de muita chuva os controles eletrônicos foram extremamente úteis, principalmente nas pistas rápidas, como a Rodovia dos Bandeirantes. A nova F 850 GS tem quatro modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS.

    Como chovia, utilizamos a opção 'Rain', que atenua a ação do acelerador, “retardando” a entrega de potência na roda. Ainda há as opções Road, Dynamic e Enduro. A opção Enduro Pro, exclusiva da versão Premium + TFT, recebe um chip que altera os parâmetros dos controles para receber pneus off-road.


    Altura do banco


    Uma das restrições da antiga F 800 GS para muitos pilotos era a altura do banco. Pensando nisso, a nova geração conta com cinco opções de altura. O banco rallye, por exemplo, fica a 890 mm do solo, enquanto a versão mais baixa fica a 815 mm – junto com uma regulagem de suspensão adequada. Na versão avaliada a F 850 GS tinha o banco a 860 m do solo que, mesmo para pilotos de menor estatura, não oferece problemas para colocar a ponta dos pés no chão.

    Apesar da chuva, a nova BMW transmitiu muita segurança, permitindo ritmo superior aos outros veículos na estrada. O novo farol de LED destaca a modelo entre os carros. Nos poucos trechos com pista seca, o motor mostrou bastante disposição nas arrancadas – graças ao torque disponível em baixos giros.


    Mais pesada e menos potente


    Os preços partem de R$ 43.950 para a versão Sport, a mais acessível, e saltam para R$ 47.950 na versão Premium. Para ter o novo painel totalmente digital é preciso optar pela F 850 GS Premium + TFT, cotada a R$ 50.950. Caso deseje adquirir o kit com o banco mais baixo, é preciso desembolsar R$ 1.000 a mais em cada uma das versões.

    Embora a moto tenha mostrado evolução em todos os aspectos – moto, quadro e tecnologia-, não há como negar o desapontamento pela perda de potência e aumento de peso de 15 kg em relação ao modelo anterior: a F 800 GS pesava 214 kg em ordem de marcha e a nova 850 pesa 229 kg. É uma conta simples: mais peso e menos potência significa desempenho inferior.

    Claro que o torque atingido em rotações menores, o motor menos “vibrante” e as novas tecnologias da trail alemã são bem-vindas. Mas a nova F 850 GS irá enfrentar a forte concorrência da Triumph Tiger 800, que foi atualizada para 2018, e tem 95 cv de potência. Na versão topo de linha, a XCx, a bigtrail inglesa conta com eletrônica embarcada e um interessante painel de TFT, como o da BMW, por R$ 51.890.


    Ficha Técnica
    BMW F 850 GS Premium + TFT 2019
    MOTOR

    Bicilíndrico, DOHC, quatro tempos, oito válvulas, arrefecimento líquido
    Capacidade: 853 cm³
    Potência Máxima: 80 cv a 6.250 rpm
    Torque máximo: 9,18 kgf.m a 6.250 rpm
    Câmbio: 6 marchas
    Transmissão Final: Corrente
    Alimentação: Injeção eletrônica
    SUSPENSÃO
    Dianteira: Garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm e 204 mm de curso
    Traseira: Monoamortecida com 219 mm de curso e ajuste eletrônico da compressão e retorno, além de ajuste manual da pré-carga e retorno da mola
    FREIOS
    Dianteiro: Disco duplo flutuante de 305 mm com pinça flutuante de 2 pistões e ABS
    Traseiro: Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão e ABS
    Dimensões (C x L x A): 2.305 mm x 922 mm x 1.356 mm
    Altura do Assento: 860 mm
    Distância Entre-eixos: 1.578 mm
    Tanque de Combustível: 15 litros (3,5 litros de reserva)
    Peso: 229 kg em ordem de marcha
    Preço Sugerido: R$ 50.950

    Fonte:
    Equipe MOTO.com.br / Agência Infomoto

  • #2
    BMW F 850 GS ADVENTURE CHEGA ÀS LOJAS; SAIBA PREÇO

    Modelo aventureiro da F 850 GS chega em duas versões: Sport e Premium; confira detalhes


    Por Gabriel Carvalho Em 03/04/2019


    F 850 GS Adventure tem para-brisa ajustável e tanque maior


    Divulgação

    #


    BMW F 850 GS Adventure


    A BMW F 850 GS Adventure chega às concessionárias da marca e já está disponível para o consumidor brasileiro. A versão aventureira da F 850 GS é vendida em duas versões: Sport e Premium, ambas com características que as diferenciam da versão standard da motocicleta.

    Na parte mecânica, o motor segue sendo o bicilíndrico de 853 cm³, que desenvolve 80 cv de potência máxima a 6.250 giros e torque máximo de 9,17 kgf.m a 6.250 giros. O câmbio é de seis velocidades.

    É no visual, com as proteções laterais do motor e nova carenagem, que a F 850 GS Adventure se destaca. Além do tanque de combustível, que sobe dos 15 litros da versão standard e vai para 23 litros na Adventure.

    Os equipamentos de série disponíveis nas duas versões incluem acelerador eletrônico, freios ABS, controle automático de estabilidade (ASC), banco conforto, lanterna traseira em LED, para-brisa com ajuste de altura, computador de bordo, protetor de mãos, descanso lateral com inibidor de partida, imobilizador eletrônico, ajuste dos manetes de freio e embreagem.

    Na eletrônica, são quatro os modos de pilotagem básicos: “Rain”, “Road”, “Dynamic” e “Enduro”, que vajustam o comportamento dinâmico da motocicleta conforme as condições climáticas e do piso. Na versão Sport, há ainda farol em LED, manoplas aquecidas, para-brisa Sport e banco Rallye.

    A versão Premium inclui ainda luzes adicionais em LED, controle de tração dinâmico (DTC), ajuste dinâmico de suspensão, sistema de partida sem chave, luz de posição diurna, assistente de troca de marchas “Pro”, modo de pilotagem "Pro", monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro, piscas em LED, ABS “Pro”, suporte de malas laterais e sistema de conectividade com painel TFT colorido de 6,5 polegadas.

    A BMW F 850 GS Adventure chega em duas cores: a azul é a da versão Sport, que tem preço sugerido de R$ R$ 50.950, enquanto o cinza é a cor da versão Premium, que tem valor sugerido de R$ 56.950.



    Fonte:

    Equipe MOTO.com.br

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