Lançamento Kawasaki 2018!
Lançamento Kawasaki 2018!
Exclusivo para usuários registrados!
Camisetas e Adesivos Exclusivos!
Keep calm and keep in touch!
Clique e venha participar!
Entre para a maior comunidade Kawasaki Ninja da América Latina.

Informativo

Colapso
Nenhum Informativo ainda.

As aulas pra Habilitação capacitam?

Colapso
X
  • Filtro
  • Data
  • Mostrar
Limpar tudo
novos posts

• As aulas pra Habilitação capacitam?

Pessoal,

vou deixar uma pergunta pra todos.

As aulas práticas de moto que são feitas nas auto-escolas realmente CAPACITAM os alunos iniciantes a andarem nas suas motos pelas cidades?

Em Brasília 100% das aulas práticas acontecem dentro de um percurso marcado no chão. Nessa área o aluno não passa de 1a marcha, não freia, não faz quase nada! Durante o exame se o aluno completar o percurso sem faltas eliminatórias (colocar o pé no chão, cair, sair do percurso, derrubar um cone, etc...) estará aprovado pra andar nas ruas, seja a 20 ou a 120km/h.

Abaixo está o link de um vídeo do percurso em BSB.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ti4YWeOyIYc

Esta "capacitação" seria um dos responsáveis pela alta quantidade de acidentes envolvendo motociclistas?

Abs.
    Darlington
    A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser. (Homer J Simpson)

Re: As aulas pra Habilitação capacitam?

Qualificam em NADA

O DENTRA/DF é uma piada! O orgão do GDF que consegue ser o mais incompetente.

Os serviços são caros e os servidores do detran te tratam como um animal. Não há o menor respeito ao cidadão (contribuinte).

E olha que pra ser o "pior" aqui no DF é difícil viu...a disputa é acirrada. hehehe

EU odeio do DETRAN/DF
    Daniel Gobeth
    ZX R6 Branca

Comente

É por causa do detran ser uma autarquia e, por isso, acha que pode tudo.

E o detran/df é o mais enjoado que conheci no país.

Comente

Rapaz vc só aprende a passar no exame do detran, para sair na rua não aprende nada............

[]'s

Comente

depois que sai da aula o maximo que voce recebe é um 'pronto, vai com deus'

e voce vai rpecisar Dele mesmo..pois andar de moto que é bom voce nao vai saber nada..euheuh

Comente

Em 2008 tirei minha CNH para moto. Fiz todas as horas disponíveis de 'aula prática' e passei no exame.
            Tinha uma MT-03 660cc na garagem me esperando e não tinha coragem de sair com ela. Não com aquele 'conhecimento' que obtive com as aulas. Como dispunha apenas dos finais-de-semana livres, demorei uns 2 meses para pensar em pegar transito. Todo final-de-semana pegava estradas asfaltadas e sem movimento aqui e fazia o trajeto N vezes.

Aulas para habilitação são uma piada.

Ai vejo o pessoal tirando CNH, sai de lá achando que sabe e pode andar, e só faz merda ou leva a pior..

Comente

Vc não aprende nada além de passar no exame do Detran.

"Lugar de correr é no autódromo."

Comente

Essa é a questão, Racer.

Não se aprende nada além do percurso pra passar no exame! O pior é ouvir de algumas pessoas que o exame é cruel, difícil e que foi feito pra reprovar!

Alguém sabe me dizer se em alguma outra cidade do país há outro tipo de aulas/ exames que realmente ensinem o aluno a pilotar uma moto no dia a dia?

Dias atrás, conversando com um instrutor de uma auto-escola daqui de Brasília, ele me afirmou que há planos de adicionar "trajeto urbano" nas aulas e exames! Como isso seria acompanhado é uma boa questão. Mas seria bom pra preparar alguns pilotos!

O exame podia ser mais rigoroso e separado em duas fases. A primeira seria exatamente o atual exame, que no meu ponto de vista ensina o piloto a se equilibrar a baixas velocidades. E após o aluno passar nesta primeira fase, ser submetido a uma segunda fase, que simule um transito urbano com corredores e todas as possíveis dificuldades.

Acho inadmissível estarmos sujeitos a loucos que se aventuram em cima de 2 rodas sem ter o menor preparo pra isso. Um risco com o aval do Detran.

Comente

Rapaz vc só aprende a passar no exame do detran, para sair na rua não aprende nada............

X 3

Primeira coisa após tirar a carteira é vc começar a andar só em seu bairro isso claro se as ruas forem tranquilas, caso não forem peça alguem com mais experiencia pra te levar pra um bairro tranquilo e lá vc dar rolé, essa história de trajeto urbano já tem aki em BH e ajuda pakas quem tá iniciando. Mas uma coisa é Certa NUNCA pegue sua permissão e deixe ela na gaveta até vc ganhar a carteira ou carta definitiva. Isso só vai te prejudicar.

abrass
                  "Matar quem compra peças roubadas é legítima defesa!!"

Comente

Não adianta rapaz...a pratica faz a perfeição! ! !

Então você vai aprender no Curso apenas o básico...suficiente para passar no teste.

Mas para aprender a ANDAR mesmo, é no dia-a-dia, pegue a moto e fique dando volta em uma quadra pouco movimentada.
                    Pare, ande, acelere, pare no morro, acelere...faça todos os testes, várias vezes, durante uma ou duas semanas.

Depois disso, você começa a andar em ruas mais movimentadas...pra se acostumar com o 'imprevisto' de andar perto de outros carros e motos.
                    Depois ainda, você vai para as BR's...depois é só alegria...curtir a vida e ser feliz.

Andar de moto não tem segredo....é igual meu pai me ensinou uma vez.

'O principal é não ter medo e ter calma...não se assuste, não se apavore...porque é isso que causa acidente'.

Pronto....ande com calma, sem medo de bater....e caso ocorrer algo inesperado...faça o que aprendeu para evitar acidente...

Abraços.

Comente

Galera

Realmente, as aulas práticas não te dão a mínima noção do que é dirigir no trânsito. Mesmo as aulas para autos, não resolvem grande coisa.

O maior problema com o trânsito não é a falta de experiência, mas sim a falta de respeito pelo próximo. Por isso que o trânsito é um salve-se quem puder. Todo mundo tem razão, ninguém tem obrigações para com os demais.

Isso é do ser humano que acha que o mundo gira em torno do seu umbigo e que somente ele tem umbigo no planeta, portanto, só tem direitos.

Veja o exemplo de fora. Lá fora, quanto mais pesada é a repressão menos violento é o trânsito. Todos são obrigados a serem responsáveis sob pena de responderem legalmente.

Quando chegam no terceiro mundo, bebem até cair, fazem arruaças, turismo sexual, etc... pois aqui eles tem uma válvula de escape para a repressão que o Estado exerce sobre eles.

Eles tem muita história e são culturalmente mais desenvolvidos , p#rr@ nenhuma. Eles tem a certeza que a mordida no bolso e cadeia vão ser duros de engolir.

Vai pro fogão, Dª Maria ! ( motorista inexperiente)
                      Se tá se achando o dono da rua ? ( mas dirige como tal )
                      Você imbicou no corredor e me derrubou... ( corredor não é, e nunca foi pista privativa de motoqueiro ).

Essas frases são prova mais do que suficiente que, o maior problema não é a falta de experiência, mas a falta de respeito e bom senso de observar que aquele motorista é inexperiente e forçar a barra com ele só vai servir pra gerar um acidente.

Para que jogar o carro em cima de um motoqueiro. As pessoas se esqueceram que ali não tem apenas uma moto, mas sim uma vida. O desrespeito é tal, que a vida humana deixa de ter valor. Precisa o FDP ter um filho, que amanhã se tornará motoqueiro, para começar a aprender a respeitá-los.

Em São Paulo, a dinheirama das multas vem de apenas 30% de motoristas que acham que podem fazer o que quiser. O restante, passa anos sem levar uma multa sequer.

É com esses 30% mal educados e párias ( estes não são cidadões), que não pagam IPVA, DPVAT, licenciamento e que estão com os veículos em mal estado, que você acaba dividindo as ruas.

Agora, sinceramente, vocês acham que o problema é realmente a metodologia das aulas do Detran ?

Comente

Fernando, Brother o grande problema é esse que vc apresentou sim!

Relembrando que nossa educação no Brasil é assim, então isso começa desde quando o camarada entra na escolinha e so vai piorando com o passar do tempo, sempre com aquele pensamento, o que importa é o EU, os outros que se expodam.

E isso o sujeito leva para a vida...

Assim a Auto Escola/Detran não vai ensinar uma coisa que teoricamente deveria ter sido ensinada quando do desenvolvimento deles em casa e escola.

Mas claro, relembrar os principios, não custa e claro, ensinar realmente tmbm não.
                        Aguarde, em breve...

Comente

Cara eu estou terminando meu curso no Detran-PR esta semana para pegar a minha Ninja 250R mês que vem.
                          O que eles ensinam é completamente insuficiente e a prova é sim cheio de pegadinhas. Aqui no Detran-PR, você tem que fazer rampa, andar sobre prancha e trocar marchas. Porém, tudo no exame tem o intuito de: "se você facilar um pouquinho, vai ter que remarcar e pagar mais uma taxinha para nós." Claro que você aprende o básico, assim como no carro também. As aulas de carro não ensinam porcaria nenhuma. Mas se você pensar não tem muito o que fazer. Lá nos EUA o exame é bem parecido com o nosso também.
                          Quem aprende é você, o negócio é ter coragem, saber de suas limitações e ir aprendendo aos poucos. Não tem como aprender a nadar se você não se jogar na água, certo?
                          Dirijo carros a 11 anos, e no começo eu não ligava som dentro do carro, andava com vidro aberto e pedia para o passageiro evitar de conversar comigo quando eu estava em uma rua movimentada. Em pouco tempo você ganha a confiança.

Quando eu for pegar minha Ninja 250R na concessionária, vai ser a primeira vez que vou sair na rua. Dá um certo frio no barriga. Mas vai fazer o que? O negócio é ir com calma e tentar pegar ruas pouco movimentadas no começo, até ganhar um pouco mais de confiança.
                          E como o amigo disse ali, o importante é saber reagir rápido, ter os controles da moto na mão na hora que precisar. Se precisar freiar, freie rápido e assim por diante.

Comente

É isso mesmo, véio.

Experiência no guidão não se aprende, se adquire com o passar do tempo.

Cursos ajudam a corrigir erros e lidar com situações, mas só a experiência é que vai fazer a diferença.

O importante é ir se aventurando aos poucos e aprendendo o jeito da coisa.

Imagina um cara com 40 anos que pega um Air Bus ou um caça para pilotar. Um dia, ele começou de tec-teco, passou por aviões maiores, simulador de vôo e voilá... Agora tem um brinquedo de gente grande. Você acha que ele virou um ás do céus da noite pro dia. Vai ter que ganhar experiência como todos nós para pilotar o Air Bus na adversidade.

De outra forma, qualquer garotinho craque no Playstation, pilotaria um Air Bus de boa. kkkkkkkkkkk

Comente

Realmente, esse tipo de circuito não qualifica ninguem... Mas acho que varia de cidade pra cidade. Aqui por exemplo o teste prático de moto é assim: [youtube:3jbrplve]http://www.youtube.com/watch?v=SyvgSYn1gNQ[/youtube:3jbrplve]
                              https://www.facebook.com/Grilosrj

Comente

Aguarde...
                              X